Príncipe participa de encontro monárquico em Minas e visita a Santa Casa




A Santa Casa de Belo Horizonte recebeu na manhã desta segunda-feira (5) a visita do príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança.

Durante um café da manhã com a diretoria da instituição e com o provedor da Santa Casa, Saulo Levindo Coelho, o príncipe conheceu os serviços oferecidos pela unidade de saúde à população.

“A Santas Casas sempre foram instituições beneméritas, criadas em Portugal e hoje são referência. Elas marcaram a história do Brasil como modelo em atendimento à saúde público. É um atendimento de corpo e alma, por ser “santa”. Eu conheço várias, e inclusive, já foi atendido em uma delas”, comentou.

O provedor da Santa Casa, Saulo Levindo Coelho, à frente da instituição há 20 anos, comentou sobre encontro. “Foi uma conversa muito agradável, ele ainda acha a monarquia como melhor caminho, mas, nessa situação em que o Brasil se encontra, eu não saberia dizer qual é o pior, não”, contou.

Visita a Minas Gerais

O príncipe veio a Minas Gerais para participar do XII Encontro Monárquico de Minas Gerais. O evento aconteceu de 1 a 5 de agosto na capital mineira e em Pompéu, no Triângulo Mineiro.

“Há um número crescente de brasileiros que veem que a única saída para o Brasil é voltar àquele regime que deu certo, que foi a monarquia, que garantiu estabilidade, deu continuidade. Foi um regime 389 anos no país”, disse Dom Bertrand.

O presidente do Círculo Monárquico, entidade que organiza o encontrou em Minas Gerais, ressaltou a importância da vinda do príncipe a Belo Horizonte.

“Nesses encontros nós discutimos sobre o ideal da monarquia, os valores históricos do período imperial, em face ao período republicano, que, infelizmente é uma grande tragédia desde a sua fundação”, comentou.

História

A Santa Casa de Belo Horizonte foi o primeiro hospital da cidade, sendo criada um ano após a fundação da capital mineira.

Atualmente no país existem 2178 Santas Casas. Em maio deste ano a unidade de Belo Horizonte completou 120 anos. Anualmente, a instituição realiza 2,6 milhões de atendimentos, entre consultas, exames, internações e cirurgias. Todas os serviços são oferecidos via SUS.

Comentários

Postagens mais visitadas