Familia Alves de Almeida



ALVES

SOBRE O BRASÃO
uma família Alves (Álvares) usa: "Cortado, o primeiro de vermelho, com uma águia estendida de prata de duas cabeças, coroadas de ouro; partido de azul, com uma cruz de ouro cantonada de quatro memórias do mesmo; o segundo de azul, com três faixas ondadas de prata. Timbre: uma águia estendida e coroada de prata".SIGNIFICADO DO BRASÃO DA FAMILIA ´´ALVES``:A cor azul predominante no fundo do brasão simboliza a confiança e lealdade,as principais virtudes da familia Alves. As ondas na parte inferior do brasão representam a relação da familia Alves com o mar. A cruz amarela cercada por alianças,na parte superior direita,representa a fé e a fidelidade para com cristo. 

- Conheça Frida Kahlo 

A águia de duas cabeças em fundo vermelho,na parte superior esquerda,representa a força militar advinda da união dos membros da familia. A águia no topo do brasão simboliza pessoas de natureza nobre,grande força,coragem e determinação. As asas abertas significam proteção,enquanto a coroa na cabeça da águia demonstra rapidez de raciocínio e bom julgamento. A origem da familia ALVES é portuguesa. ALVES,originou-se da abreviação de ÁLVARES.

 é um sobrenome ou apelido de família de origem patronímica da onomástica da língua portuguesa. O sobrenome é uma abreviação de Álvares que por sua vez é patronímico de Álvaro (significando "filho de Álvaro"). Sendo assim, estima-se que há diversos grupos familiares sem comunidade que levam o sobrenome.

O sobrenome é uma abreviação de Álvares, que por sua vez deriva-se da expressão "filho de Álvaro". Em virtude dessa origem, é provável que não tenha surgido de um único grupo familiar.

No Brasil, a família Alves estabeleceu-se inicialmente em Minas Gerais, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Pará. Em Minas Gerais, destaca-se a figura de Tomás Alves, nascido por volta de 1818, e de Braz Alves Antunes. Os Alves de Minas Gerais tiveram grande presença no cenário político, e entre seus membros incluem deputados, ministros e senadores, entre outros. Em nossa base de dados o grupo familiar que mais se destaca é o que descende de João Alves de Souza, vulgo Cara Suja, nascido por volta de 1760. A história de sua família confunde-se com a história das chamadas "Fazenda de Cima dos Alves" e "Fazenda de Baixo dos Alves", localizadas no município de Jaboticatubas e que são citadas no livro "História de Jaboticatubas", de autoria de Leônidas Marques Afonso.


ALMEIDA


a (por vezes Almeyda em português arcaico) é um apelido de família comum nos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente em Portugal e noBrasil.

O Genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio em seu Nobiliário de Famílias de Portugal1 , dá a origem dos Almeida em Dom Palayo Amado 2fidalgo, que casou-se com D. Moninha Guterres, Dama da Rainha D. Thereza com quem teve um filho chamado Soeiro Paes Amado.

Soeiro Paes Amado casou-se com D. Justa Pays, filha de Payo Guterres da Silva Alcaide Mor, e tiveram um filho, Payo Guterres Amado.

Dom Payo Guterres Amado foi o responsável por derrotar os Mouros tomando o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa), sendo ele conhecido como Almeidão por este feito, recebendo do Rei Dom Sancho I o titulo de Senhor do Castelo de Almeida. Dom Payo Guterres Amado legou o Castelo aos seus descendentes que tomaram o nome Almeida como sobrenome de família. O primeiro membro da família a receber o sobrenome Almeida foi Pedro Paes de Almeida, filho de Payo Guterres Amado. Por este motivo, Almeida é um nome de origem toponímica, ou seja, sua origem indica um local.


Fonte: Nobiliário de Famílias de Portugal Índice H.G. 40102 V. II, Autor: Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1750-1831), Biblioteca Nacional de PortugalCDU 929.52(469).

O CONDE ALVES DE ALMEIDA

Por decreto nobiliárquico 0821,29/2014 A.D  O Brasão é Registrado no Cartório 1° oficio de nova Iguaçu no Rio de Janeiro, reconhece D. Rafael Alves de Almeida como detentor do titulo de 1° conde Alves de Almeida, herdeiro por direito dos antigos titulares 
Brasão usado pelo atual conde Alves de Almeida. 

Uso privado 

Esquartelada: I d'Almeida, pleno, que é de goles, uma dupla cruz unida a uma bordadura plena, tudo d'ouro, acompanhada de seis besantes d'ouro, entre os braços da cruz;

II Alves, simplificada, que é de goles, uma águia bicéfala estendida de prata;

III Trindade, que é de prata, um leão rompante de goles;

IV Rodrigues, simplificada, que é d'ouro com cinco flores-de-lis de goles, postas em aspa.



EXTERIOR:

Pendente do escudo a condecoração de Companheiro da Ordem Draconiana e Distinguida de São Teodoro Mártir. Sobre o escudo um elmo de ferro, forrado de goles. Paquife e virol d'ouro e goles.



TIMBRES:

D'Almeida, que é uma águia nascente de blau, carregada com três besantes no peito, e mais três em cada asa, todos d'ouro.



Artigo 2º

Tais Armas aqui certificadas poderão ser portadas por seu titular, esculpidas, pintadas, bordadas, gravadas, impressas, forjadas: em seus selos, anéis, carimbos, palácios, casas, capelas, oratórios, túmulo, carruagens e demais veículos, e em todos os demais lugares que forem de costume, sem que sofra por isso quaisquer restrições da parte de futuros Reis d’Armas desta Casa Principesca.




Brasão por casamento união entre Rafael Alves de Almeida
Bruna Albuquerque de Carvalho Alves de Almeida.

rtigo 1º

COTA partida, no primeiro as Armas de seu esposo, Rafael Alves de Almeida, Companheiro da Ordem Dinástica, Draconiana e Distinguida de São Teodoro Mártir, que possui o direito de uso de Brasão de Armas, conforme o deliberando em secção de 15 de Junho de 2023 anotadas sob Registro 0171/2023, e que são:

Esquartelada: I d'Almeida, pleno, que é de goles, uma dupla cruz unida a uma bordadura plena, tudo d'ouro, acompanhada de seis besantes d'ouro, entre os braços da cruz; II Alves, simplificada, que é de goles, uma águia bicéfala estendida de prata; III Trindade, que é de prata, um leão rompante de goles; IV Rodrigues, simplificada, que é d'ouro com cinco flores-de-lis de goles, postas em aspa.

No segundo esquartelado, no I e no IV de Albuquerque, que é de goles, 5 flores-de-lis d'ouro postas em aspa; No II e no III de Carvalho, que é de goles, uma quaderna de crescentes de prata, tendo uma estrala de 8 raios d'ouro ao centro.



EXTERIOR:

A Primeira parte da Cota, representada em escudo masculino, e a segunda em escudo oval feminino, postas uma ao lado da outra em adarga branca e dela saindo ramos de flores, e pendente de ambos os escudos a condecoração de Membro da Ordem Draconiana e Distinguida de São Teodoro Mártir.



Artigo 2º

Tais Armas aqui certificadas poderão ser portadas por seu titular, esculpidas, pintadas, bordadas, gravadas, impressas, forjadas: em seus selos, anéis, carimbos, palácios, casas, capelas, oratórios, túmulo, carruagens e demais veículos, e em todos os demais lugares que forem de costume, sem que sofra por isso quaisquer restrições da parte de futuros Reis d’Armas desta Casa Principesca.

Comentários

  1. Parabéns Pelo Grau de Informação e contexto que tem seu blog. Digo SIM A Monarquia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família também tem o sobrenome Alves de Almeida com origem em Minas Gerais. Gostaria de obter alguma informação do meu tetravô Serapião Alves de Almeida. Meu e-mail: naniff1@hotmail.com

      Excluir
  2. Boa noite Sr. Rafael de Almeida, eu gostaria de saber sobre a árvore genealógica do meu trisavô "João Antônio Alves de Almeida". Minha mãe me conta histórias dele, que foi um grande fazendeiro aqui no norte de Minas Gerais, inclusive um dos responsáveis pela existência pelo município de Mirabela/Mg. Tenho interesse em conhecer a história da família Alves de Almeida. Seria possível ele ser seu parente também? O Sr. teria como me ajudar a encontrar? Ou me direcionar?
    Esse interesse surgiu, pelo fato de haver possibilidade de eu requerer cidadania portuguesa através do meu avô ainda vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola senhor como esta tudo bem
      me envie seu contato através de meu e-mail nos entraremos em contato em breve rafaeldealmeida01@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá gostaria de descobrir sobre minha árvore genealógica, meus bisavós chamavam se : Martinho de Almeida e Maria Gaiato de Almeida

      Excluir
    3. Gostaria de saber minha arvore genealógica Amauri Alves de Almeida . Estado de Goiás amaurimda33@gmail.com

      Excluir
    4. Coincidência, meu tio se chama Amauri Alves de Almeida, somos residentes de São Paulo, minha vó Maria da gloria de Almeida natural da Bahia, minha mãe Marileide Alves de Almeida, meu avô Arnaldo Alves de Almeida.

      Excluir
    5. Cristiano Marcos Alves de Almeida 16/03/2022

      Excluir
  3. Oi eu sou alessandra almeida da silva eu nao sei minha origen se poderem me ajudar so sei q meus avos vieram de minas gerais minha avo delfina florencia de almeida meu avo mario jose feliciano nome da minha mae izaura almeida da silva porq favor se poder me ajudar a descobri meus antepassado meu email alessandra6532@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Sr. Rafael meu avô se chama Genuino Alves e viveu em Ipanema - MG nos anos de 1940. Não sei muita coisa e gostaria de saber da minha historia como Alves.Tenho um pouquinho de esperança de saber alguma coisa e meu pai tinha um nome muito peculiar, Orozelino Alves do Nascimento, nunca achei ninguém com este nome. Se puder me ajudar meu e-mail é nucaile_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde sr. Rafael , sou Fabia Luiza Alves de Almeida e gostaria muito de saber spbrte meus antepassados , sei que minha familia vem de minas gerais mas não tenho muitos dados a respeito poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  6. Olá, bom dia! Se puder me ajudar agradeço. Meu bisavô Fortunato Alves de Almeida residia na cidade de Catu estado da Bahia. Gostaria de saber a origem dele.Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia. Gostaria de saber se pode me ajudar . Meu Pai, Pedro Alves de Almeida não conheceu os meus avós ( Laudelino Alves de Almeida e Amelia A Almeida ) e eu gostaria de saber qual a origem deles. Desde ja agradeço a ajuda .

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem, muito obrigado pelo seu blog, muito interessante. Porem eu tambem gostaria sobre a árvore genealógica meus bisavós são Jose Silvério de Almeid e Maria Alves de Almeida. Meu e-mail é Marygloria0245@gmail.com
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia , estamos a procura de informações para a cidadania Italiana , da minha família Longo e até então não sabíamos nada a respeito dos nossos antepassados , encontramos na certidão de nascimento da minha avó paterna que ela nasceu em Machado MG , e seu pai era João Alves de Almeida e sua mãe Maria Sabina de Jesus , se alguém tiver informações a respeito da família eu agradeço pode me enviar informações no meu e-mail jlongoneto@gmail.com , muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Gostaria de informações sobre a família de meu pai: Arlindo Alves de Almeida. E meu avô: Brasiliano Alves de Almeida. Ambos vindos de Pernambuco.
    Meu e-mail: fernanda_m_almeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!
      Por acaso, esse Brasiliano Alves de Almeida é o pai de Júlia Alves de Brito? Pergunta isso para seu pai. Se é, fui lá esse mês e conheci uns parentes e inclusive visitei o túmulo dele. Meu pai é filho da Júlia e do Antonio. Então, esse Brasiliano( não sei se é o mesmo que você está referindo) é meu bisavô. Fui conhecer o lugar em que moraram próximo de Fazenda Nova, que é um lugar perto de Caruaru.

      Excluir
  11. Sou descendente da familha ANTUNES DE ALMEIDA de coqueiral MG, e eles eram descendentes dos ALVES ANTUNES de Sao Joao del Rei. Tem algo a ver com os Alves de Almeida?
    Porque nao consigo entender porque somente meu bisavo e trisavo chamam "antunes de almeida". todos eram ALVES ANTUNES e ninguem que eu saiba ainda nos antepassados (ate seculo XVII ou XVIII) tem nome "de almeida". sera que vem dessa familha ALVES de ALMEIDA ?

    ResponderExcluir
  12. Oi eu queria descobrir se eu sou descendente da família Alves de Almeida se eu tenho origem português não conheço a árvore geologica .meu bisa vo chamasse José Alves de Almeida. Meu vo Salvador Alves de Almeida. Nascido em tarumirim M.G

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, sou Sergio Augusto de Almeida, filho de Augusto Alves de Almeida, seus pais meus avós se Chamavam José Alves de Almeida (apelido de Zé Grande) e Maria Rodrigues de Freitas, meu pai é da cidade de Salina, Minas Gerais, foi para o São Paulo com 16 anos em 1954, perdeu totalmente o contato com sua família, depois veio para o Paraná. Moro em Foz do Iguaçu. Gostaria de saber se podem ajudar. sergioaugusto28@yahoo.com.br, facebook: Sergio Augusto

    ResponderExcluir
  14. Colonizadores!!!!!!! Seus bostas chegaram matando e estuprando pra tomar terras brasileiras

    ResponderExcluir
  15. Bom dia sou Ari Alves de Almeida, filho de Pedro Alves de Almeida, neto de Laudelino Alves de Almeida
    Se puder ajudar a saber das minhas origens
    arialvesalmeida@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas