'Meu sonho é ser diretora de novela', diz Maria Cristina de Orleans e Bragança, princesa brasileira com síndrome de Down



Maria Cristina de Orleans e Bragança é filha de Dom João Henrique de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel e tataraneto de Dom Pedro II, e da arquiteta Stella Lutterbach. Aos 33 anos e com síndrome de Down, Maria Cristina tem uma rotina repleta de atividades e não deixa a condição limitá-la.


Ela aprendeu a ler e escrever ainda na infância, estudou em escola regular e trabalhou por anos em um pet shop após concluir o ensino médio. Atualmente ela namora, sai com os amigos, viaja com a família, faz atividade física, além de aula de cerâmica e culinária. Em breve, pretende se casar com o namorado Mohamaed, que também tem síndrome de Down, e morar com ele em seu apartamento, na Gávea. Foi de lá que ela conversou com O GLOBO. Na entrevista, Maria Cristina contou sobre sua rotina e seus planos para o futuro.


Como é sua rotina?


Às segundas e quartas de manhã, eu faço caminhada e malho com a minha personal. Também faço aula de zumba e de matemática. Às quartas, faço aula de roteiro para trabalhar no meu novo projeto, uma novela chamada "Superstars", que vai virar um filme.Também faço aula de cerâmica e a cada 15 dias, faço aula de culinária.


O que você mais gosta de cozinhar?


Quando eu faço comida salgada, convido todo mundo para provar vir aqui em casa no almoço e no jantar e provar minha comida. Faço comida japonesa, tailandesa, pizza com massa de couve flor, hamburguer sem pão, batata sauté e quiche com salada. Também faço doces, como bolo de banana, de laranja e trufa de brigadeiro.


O que você mais gosta de fazer?


Eu gosto de fazer muitas coisas, em casa ou fora. Gosto de ler, de sair com o meu namorado e meus amigos, de ir para festas, eventos e viajar. Gosto de teatro e sempre vou ao cinema. Gosto de qualquer tipo de filme: diversão, filmes de "irmãs", de aventura, comédia. eu gosto de ler também.


Você disse que gosta de viajar, qual foi o lugar que mais gostou de conhecer?


São paulo, Paris e Paraty.


Como você se imagina daqui a 10 anos?


Meu sonho é casar com o Mohamaed e ser diretora e escritora de uma novela. Quero morar junto com ele no meu apartamento, cuidar da casa e ter uma filha cachorrinha, que via se chamar Habiba.


Você tem dificuldades para fazer amigos?


Eu tenho amigos da escola e amigos com síndrome de Down (SSD - Sociedade Síndrome de Down, Rio de Janeiro). Vamos em eventos, festas e encontros.


O que você acha de ser uma princesa?


Eu sinto muito orgulho de ser princesa de verdade. Tenho isso até na identidade porque sou filha do Dom João de Orleans e Bragança.

Comentários

Postagens mais visitadas