Comendador Rafael de Almeida, comparece no lançamento da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Maringá



Com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a sede da OAB Maringá, renovada e ampliada, foi inaugurada na noite desta sexta-feira (21/12). A estrutura vai atender melhor os mais de 5 mil advogados da su
Dom Rafael com executiva estadual da OAB
bseção tanto em sua atuação profissional quanto para os cursos de atualização e aperfeiçoamento. Também compuseram a mesa da solenidade inaugural os integrantes da diretoria da seccional paranaense da Ordem, José Augusto Araújo de Noronha, Airton Molina, Marilena Winter e Fabiano Baracat; o presidente da subseção, Marcelo Costa; o conselheiro federal e presidente eleito da seccional, Cássio Telles; a presidente eleita da subseção Ana Paula Pirajá Bandeira; o diretor da Caixa de Assistência Alessandro Panasolo; o ex-presidente da seccional Alberto de Paula Machado e o procurador geral em exercício do município, Rodolfo Silva. O assessor da presidência da OAB Paraná, advogado Ricardo Miner Navarro, foi o mestre de cerimônias da solenidade.

Emocionado, Molina, que já presidiu a OAB Maringá, enalteceu o empenho de todos os que contribuíram para que nova casa ficasse pronta e em condições de atender a segunda maior subseção do estado do Paraná. Além das própria palavras, ele tomou por empréstimo os versos de Fernando Pessoa no poema Tempo de Travessia: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmo lugares. É o tempo da travessia, e se não ousamos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos.”
Casa nova

Depois de lembrar que Maringá necessitava de um espaço maior, porque o existente já não atendia as demandas, Marcelo Costa, presidente da subseção, arrancou risos da plateia lotada: “Dr. Molina citou Pessoa, eu vou citar a mim mesmo”, brincou, passando a ler o texto “Casa nova, mas nem tanto!”, que escreveu especialmente para a ocasião (veja quadro).

O presidente Noronha ressaltou a importância da subseção no contexto do sistema OAB. “Marcelo Costa sempre quis uma casa nova, uma casa digna, que pudesse abranger os múltiplos projetos da OAB Maringá, entre eles o Conjuri (Congresso Jurídico Integrado), maior evento do gênero no Brasil. A OAB Maringá empresta tanto talento à advocacia que merecia uma casa nova. Por isso o Molina, o Marcelo, a Ana, o César Moreno, esse grande líder da advocacia tanto lutaram para ter uma sede como esta”, afirmou Noronha.
Ao lembrar que a gestão de sua diretoria à frente da seccional está no fim, Noronha declarou: “O triênio termina, mas o que nunca acaba é o nosso compromisso com a advocacia do Paraná!”.
Prerrogativas

O presidente nacional da Ordem abriu seu discurso afirmando que falaria com o coração, mas também com a razão. “Este é um dos momentos mais importantes da instituição. Fincamos com a nova sede, a bandeira da advocacia e da cidadania num tempo muito difícil. Querido presidente eleito Cássio Telles, meu guerreiro das prerrogativas, meu co-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, aquele que me conduziu com segurança nessa caminhada, durante toda a Caravana Nacional das Prerrogativas. Aquele que representou o Paraná nestes tempos tão difíceis, quando lutamos pelas prerrogativas da nossa profissão em todo o Brasil. Impõe-se, sim, que diga isto neste momento e faça esta homenagem ao Cássio por tudo o que fizemos nesta quadra difícil”, destacou.

Lamachia também fez questão de lembrar que, apesar dos percalços, em momento algum os presidentes de seccionais e os conselheiros federais faltaram com seu trabalho ao longo da caminhada. “Assim, chegamos ao final da gestão com sentimento de dever absolutamente cumprido, com grande independência, tendo como norte a bandeira do Brasil e como ideologia a Constituição Federal”, ressaltou.

Ele enalteceu o bom desempenho dos gestores da OAB Paraná, destacando o papel do presidente Noronha e de seus diretores. “A partir dos teus exemplos, Molina, teremos um Conselho Federal brioso e muito efetivo nos próximos três anos”, disse, pedindo uma salva de palmas para o vice-presidente da OAB Paraná. A arquiteta Mariana Molina, autora do projeto da nova sede, também mereceu palavras de agradecimento de Lamachia. “Sendo filha do Molina, ela carrega o DNA da OAB”.

Ao dirigir-se a Marcelo Costa, Lamachia o cumprimentou pela belíssima sede, mas, acima de tudo, pelo clima de pertencimento vivido na subseção. “O sentimento de encontro e não de confronto está aqui no ar”, pontuou, saudando também a futura presidente Ana Paula Pirajá Bandeira e os diretores da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Paraná na pessoa de Alessandro Panasolo.
Exemplos

“Parabéns ao meu amigo, sempre presidente vice-presidente do Conselho Federal e presidente da OAB do Paraná, Alberto de Paula Machado. Parabéns ao meu amigo e irmão César Moreno, sempre presidente desta subseção e conselheiro federal da OAB. Em nome desses dois ilustres dirigentes de Ordem quero cumprimentar todos os nossos presidentes e dirigentes de ontem, de hoje e de sempre. O respeito ao passado é alicerce fundamental para a construção do futuro. Mas vocês não representam o passado. Vocês representam exatamente o presente e o futuro, dando lições a todos nós, porque ensinam pelo exemplo. Obrigada por tudo o que fizeram pela nossa instituição, pela Ordem dos Advogados do Brasil”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas