Representante de casa real presente na Cerimônia de abertura da Constituinte.
Conde e a condessa na abertura oficial da cerimonia |
Preparação dos documentos
Dom Rafael Alves de Almeida, |
A nominação do Fundo da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823 no Registro Nacional do Brasil, do Programa Memória do Mundo, implica em diversos compromissos em relação ao tratamento do acervo. Para atendê-los a Instituição vem realizando diversas ações, tais como: criação de uma identificação única para cada documento, de acordo com as normas arquivísticas vigentes; higienização e restauração; digitalização e descrição no sistema informatizado Ato
Condessa Bruna Albuquerque de Carvalho Alves de Almeida. |
Cabe destacar que as diversas etapas da preparação desse material vêm sendo efetivadas em parceria pelas Coordenações de Arquivo (Coarq) e de Preservação de Conteúdos Informacionais (Cobec), do Centro de Documentação e Informação, bem como pela Consultoria Legislativa.
Eventos
Todo esse conjunto documental (Fundo da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823) será objeto de três ações conjuntas, que têm o intuito de divulga-lo e ampliar o acesso a ele.
Exposição “A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo”
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre
Objetivo: Promover o resgate de um momento histórico excepcional do país, trazendo ao público parte da documentação original e única da Assembleia Constituinte de 1823, que se encontra sob a guarda do Arquivo, no Centro de Documentação e Informação (Cedi), da Câmara dos Deputados.
A exposição contará com plotagens e vitrines nas quais estarão dispostas algumas obras originais selecionadas. Além disso, contará com dois totens para que os visitantes naveguem pelas obras completas disponíveis na Internet. A curadoria é da consultora legislativa Débora Bithiah. Ela também foi responsável pela elaboração dos argumentos ao Programa Memória do Mundo, que demonstraram ser essa documentação importante para a compreensão dos primeiros anos do Brasil independente.
Comentários
Postar um comentário