Santo Amaro do Imperatriz recebe visita de Herdeiro de Dom Pedro II neste fim de Semana







S.A.I.R Principe Dom Antonio de Orleans e Bragança e sua esposa a Princesa Christine de Ligne




Assim como há exatos 170 anos, quando esteve representada por Dom Pedro II e pela Imperatriz Tereza Cristina, a Família Imperial Brasileira esteve neste final de semana em Santo Amaro da Imperatriz. Para comemorar a data e recepcionar a ilustre visita, a Prefeitura e a Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz (HidroCaldas) realizaram uma série de eventos em homenagem a família responsável, em 1845, pela construção de um hospital de águas termais (atual Hotel Municipal Caldas da Imperatriz).


Bisneto da Princesa Isabel, trineto de D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, Dom Antônio de Orleans e Bragança acompanhou, juntamente com sua esposa, Cristina de Ligne, e do filho Rafael, a evolução da cidade que neste ano implantou, de forma inédita no país, serviços de saúde especializados em atendimento terapêutico com águas termais.

“Não conhecia Caldas pessoalmente, mas estou muito contente e levo a melhor impressão possível, pois Santo Amaro é uma cidade agradável, com belezas naturais e um povo muito acolhedor. Os trabalhos realizados, as pessoas e a história ainda presente no local comprovam o motivo pelo qual o lugar encantou D. Pedro II. Aqui, nos sentimos em casa”, afirmou Dom Antônio.

Como registro físico, um Obelisco Histórico foi inaugurado em frente ao Hotel Caldas, contendo, nas laterais, uma placa de inauguração, uma homenagem aos indígenas, um decreto escrito em 1818 por D. João VI e uma homenagem a nova visita da Família Imperial. Segundo Ricardo Costa, presidente da HidroCaldas:

“O círculo abaixo representa toda a população, em sinal de respeito, em volta das nossas riquezas naturais, em especial as águas termais. Os degraus do pedestal significam que essas riquezas devem estar acima de qualquer interesse pessoal, ela é de todos. A coluna é a réplica da coluna do hotel, para nunca esquecermos nossa história. Já a cúpula significa a ligação de Caldas com Deus, pois, nossas águas termais são um presente dele”; disse. O projeto do obelisco foi produzido pela arquiteta e urbanista Daniela Machado, funcionária da Prefeitura.

O prefeito de Sandro Vidal, que acompanhou a Família Imperial, afirmou que “a vinda deles é mais uma conquista do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo em Caldas da Imperatriz, bairro que recebeu recentemente a revitalização do posto de saúde e o programa gratuito de tratamentos terapêuticos com águas termais, novo fontanário, reforma do hotel e a revitalização em andamento da sua principal via, obra esta que era reivindicada há mais de 30 anos pela população”.

Entre os demais eventos, foi lançado o livro Caldas da Imperatriz – 170 anos de história, escrito pelo historiador José Carlos Petri e que em breve estará disponível à venda.

Comentários

Postagens mais visitadas