Falar um pouco sobre nosso amigo; Senhor Conde Thiago de Menezes
Conde Thiago de Menezes
Escritor (26 livros publicados, destacando-se as obras “Celly Campello – A Rainha dos Anos Dourados”, Scortecci Editora, e “Nhá Chica de Baependi”), Poeta e Jornalista (formado pela P.U.C. – Turma Caco Barcellos, cujo paraninfo de formatura foi Alberto Dinnes). Técnico em Turismo e Hotelaria e Guia de Turismo credenciado pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro do Turismo (Órgão do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Diretor de Cultura do "Conselho Municipal de Turismo de Itapira" - COMTUR (Itapira, SP), desde 2001. Criador e curador da Pinacoteca "Cláudio Emílio Tozzi" de Águas de Lindóia, SP. Atual presidente da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo e Grão Mestre de todas as Ordens Honoríficas do sodalício acadêmico. Presidente da “Academia Itapirense de Letras e Artes” (Itapira, SP), da “Academia de Letras da Mantiqueira” (do Circuito das Águas, SP) e das Delegacias da FALASP em Alagoas, Laguna, SC, Caxias do Sul, RS e Buenos Aires, AR.
Membro Correspondente da "Academia Carioca de Letras" e da “Academia Brasileira de Literatura”, Honoris Causa da "Academia Brasileira de Belas Artes" (Órgão Consultivo do Governo Federal), Honorário das Academias “Nacional de Letras e Artes – ANLA” e “Pan-Americana de Letras e Artes – APALA”. Na França é membro de Honra, desde 1993, da "Société Académique Des Arts Libéraux de Paris" (La Varenne - St. Hilaire) e em Portugal da “Academia Antero de Quental”, de Lisboa, que lhe outorgou o Título de “Jornalista Emérito” em 1995 através do poeta lisboeta Jonas Negalha e da poetisa e jornalista paulista Lília A. Pereira da Silva, que representava a entidade no Brasil, na ocasião. Outorgado por S. A. S. o Príncipe Alfonso III, do Principado de Andorra, no grau de Caballero Comendador, recebeu o COLLAR DE PIEDRA DE BORINQUEN; Sendo ainda, Sócio Ordinário da Associazione Insigniti Onorifcenze Cavalleresche - Itália e Sócio Ordinário da Associazione Nazionale Bersaglieri – Itália.
Comendador, entre outros da “Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores” (da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), da “Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém” (Grão Mestrado de Dom Francisco de Borbón, Duque de Sevilha, Grande de Espanha), da "Ordem do Mérito das Belas Artes" e da "Ordem do Mérito Cívico e Cultural", oficializada pelo Governo Federal do Brasil, através da Portaria nº 153 de 04 de junho de 1965 do Ministério da Educação e Cultura, outorgada pela "Sociedade Brasileira de Heráldica", sediada na capital paulista. Dentre as homenagens que lhe prestou o poder público, destacam-se as seguintes:
- Título de "Cidadão Fluminense” e “Benemérito do Estado do Rio de Janeiro" (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, RJ), "Cidadão Niteroiense" (Niterói, RJ), “Cidadão Maricaense” (Maricá, RJ), "Cidadão Belforroxense" (Belford Roxo, RJ), "Cidadão Lindoiense" (Estância de Águas de Lindóia, SP), "Cidadão Nilopolitano" (Nilópolis, RJ), “Cidadão Mageense” (Magé, RJ), “Cidadão de São Gonçalo - RJ”, Cidadão Altense” (São Sebastião do Alto, RJ) e "Visitante Ilustre de Promissão" - Câmara Municipal de Promissão, SP; além de muitas moções de congratulações, votos de aplausos de Câmaras Municipais de diversas cidades em variados estados brasileiros.
Entre outras homenagens, constam o Título de “Colaborador Emérito do Exército Brasileiro” (2006), Medalha da Vitória e Título de “Amigo do Ex-Combatente do Brasil”, entregue pelo General Domingos Ventura, presidente do Conselho Nacional das Associações de Ex Combatentes no Brasil, Comenda CROIX DE LA CHARITÉ de L’Ordre Militaire et Hospitallier de Saint - Lazare de Jerusalém (Paris – França) Sous la Haute Protection de Monseigneur le Comte de Paris, Duc de France, Chef de la Maison Royale de France / Protecteur Spirituel: Son Eminence László Cardinal Paskai OFM, Primat Emérite de Hongrie / Magnus XLIX Magister citra et ultra maria, Præceptor Boignaci: S.A.R. le Prince Charles-Philippe d’Orléans, duc d’Anjou) e Medalha HIPÓLITO DA COSTA Ordem dos Jornalistas do Brasil.
Comentários
Postar um comentário